Monday, March 3, 2008

Marcha pelo Tibete

Marcha Pacífica de protesto contra a violação dos Direitos Humanos no Tibete por parte da China



ATENÇÃO: Está ser organizada uma Marcha Pacífica de Protesto também no Porto, caso esteja interessado em participar contacte: Lécio (91 9544578 ;91 7088371 ou e-mail: lco_lecioferreira@sapo.pt).
O encontro e início da marcha será nos Leões às 18h30, seguirá depois pela Avenida dos Aliados, Sta. Catarina, terminando na Praça da Batalha.

No próximo dia 10 de Março, aniversário da revolta do povo tibetano, em 1959, contra a ocupação e repressão chinesa, serão realizadas marchas pacíficas e acções de protesto em todo o mundo, exigindo o respeito pelos direitos humanos no Tibete, o reconhecimento do direito do povo tibetano à autonomia, a libertação dos presos políticos por
parte da China, país que procede a um genocídio étnico e cultural no Tibete e que viola brutalmente os mais elementares direitos de homens e animais.

Estas acções acontecem também no dia em que começará a marcha pacífica de regresso de muitos tibetanos ao Tibete, a partir de Dharamsala, na Índia, inspirada na Marcha do Sal promovida por Gandhi. Estas acções não são contra o povo chinês, mas apenas contra a política do actual governo chinês, que oprime o seu próprio povo e não está à altura da sua grande tradição cultural, onde avultam os valores da milenar sabedoria confucionista, taoista e budista.

Cabe aos portugueses, com uma tradição de humanismo universalista, que tanto se mobilizaram por Timor e que recentemente tão bem receberam Sua Santidade o Dalai Lama, não permanecerem indiferentes a esta nem a nenhuma forma de opressão existente no mundo.

Vimos por isso convidar todos a aderirem à MARCHA PACÍFICA DE PROTESTO que se realizará no dia 10 DE MARÇO, 2ª feira, com concentração no Rossio, pelas 18.30, de onde seguirá para o Largo de Camões e de seguida para o Cais do Sodré.

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA ! DIVULGUE ESTA INICIATIVA !

Não permaneça cúmplice, pela indiferença e pela abstenção, desta e de outras injustiças que há no mundo

ORGANIZAÇÃO:
União Budista Portuguesa Tel: 21 363 43 63 (www.uniaobudista.pt)
Songtsen - Casa da Cultura do Tibete Tel: 21 390 40 22
(www.casadaculturadotibete.org)
APOIO: Aministia Internacional
CONTACTO (Media) Tlm: 91 811 30 21


1 comment:

Anonymous said...

foi pena sermos poucos!!!!
SERÁ QUE NINGUÉM SE IMPORTA! OU É MELHOR ESTAR A JANTAR AO QUENTINHO A FALAR MAL DDE PORTUGAL E DA INÉRCIA INERENTE AO POVO.....