Thursday, September 24, 2015

Oficina de conservas caseiras: ketchup, mostarda e chutney




















terça feira 27 de outubro das 20.00 às 21.30

Comer vegetais conservados é uma forma muito boa de equilibrar qualquer tipo de alimentação, especialmente a mais pesada. Não é por acaso que salsichas são servidas tradicionalmente com mostarda e ketchup, ambos conservas. Mas há um pequeno detalhe que faz a diferença: os processos industriais quase sempre eliminam a fermentação viva, e sem ela o valor medicinal é nulo. A adição de conservantes químicos destrói a flora intestinal e prejudica a saúde em geral. 

Ketchup deriva da palavra chinesa "kê-tsiap" - um molho feito à base de peixe fermentado. Os britânicos tentaram replicar este molho escuro que encontraram no sudoeste asiático no início do séc XVIII. A primeira receita apareceu em 1812 escrita por um cientista e horticultor James Mease que adicionou polpa de tomate (as "maças do amor" como lhes chamava), especiarias e brandy.

O sucesso deste molho deveu-se principalmente ao facto de se poder conservar por mais de um ano um fruto que tem uma época de crescimento relativamente curta. Apesar de hoje em dia se poderem comer tomates o ano inteiro o seu sabor e valor nutricional são incondicionalmente melhores no Verão. Nesta altura procede-se à sua conservação e guarda-se até à próxima época. 

A medicina chinesa ensina que a comida condimentada e picante ajuda a digestão e fortalece os pulmões. Incorporar este tipo de alimentos principalmente no outono beneficia o sistema respiratório e previne constipações e gripes. Um destes condimentos é a mostarda. A mostarda faz parte da família das crucífero que incluem os brócolos e as couves já amplamente estudados como preventivos de várias doenças cancerígenas. Alguns pesquisadores já descobriram na mostarda propriedades que ajudam a normalizar o colesterol, prevenir diabetes, melhorar o funcionamento dos pulmões e do cérebro.

O chutney é utilizado na índia com vários ingredientes que pretendem limpar o organismo e aumentar a imunidade. Neste workshop vamos trazer a sabedoria milenar ayurveda e aliá-la à cultura portuguesa e oferecer o melhor de dois mundos.

trazer frascos para levar amostras

Neste módulo vamos fazer

- ketchup 
- mostarda
- chutney de beterraba

Formadoras:

Filipa Costa Leite
Engenheira do Ambiente de formação mas apaixonada pela alimentação saudável, do crudívorismo ao vegetarianismo há mais de 10 anos. Cozinho diariamente para uma família numerosa desde o bebé ao meu cão :) e procuro sempre saber mais sobre como criar refeições nutritivas e saborosas para um público tão exigente e distinto e por isso sou uma exploradora nesta área do 'faça voçê mesmo'.
Alimentação consciente, cosmética natural, detergentes ecológicos, gravidez e parto são áreas às quais me dedico de corpo e coração porque acredito num mundo melhor e em mim como catalisadora de mudança.
Na alimentação a minha principal preocupação são os alimentos processados (o açúcar, o sal, o leite e os pesticidas) por isso opto por fazer grande parte deste produtos em casa: da granola às bolachas cruas, do pão aos leites vegetais, sumos de fruta e obviamente os fermentados.
No sentido de reforçar o meu sistema imunitário sempre tomei cápsulas de próbióticos mas desde que os aprendi a fazer em casa nunca mais comprei. É fácil, divertido, saudável e económico!!

Tuxa Costa Leite
Cozinheira por vocação e auto-didata de profissão. Cozinha há mais de 30 anos para família e amigos. Começou com 10 anos a ter aulas de aulas de culinária na escola e desde aí soube que a cozinha era a sua paixão. Cresceu no restaurante dos pais no estrangeiro e entre tachos e panelas foi aprimorando técnicas e pratos diversos.
Depois de casada e já em Portugal, manifestou este amor em aulas de culinária, em festas temáticas e caterings. Há uns anos começou a estudar a cozinha medieval e as formas de conservação ancestrais e nunca mais parou. Actualmente confecciona grande parte do produtos do dia-a-dia selecionados criteriosamente por uma família exigente e dá aulas de culinária.

Preço: 25€ (inclui degustação dos produtos e cultura mãe para iniciar a fermentação)
Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o nib: 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop

No comments: