Monday, October 19, 2015

Workshop / Exposição "Um olhar crítico sobre os telemóveis: utensílio ou mascote"


segunda feira 9 de novembro às 19.00

Todos os telemóveis, wifis, telefones DECT e muitos aparelhos TSF emitem radiação UHF, intensa e pulsada. Neste workshop abordarei a física, o funcionamento, os efeitos sobre a saúde, formas de proteção, a legislação, questões sociológicas e de marketing dessa tecnologia.

Há um abismo entre uma política inerte e os lucros que envolvem biliões de dólares, que há muito que devoraram a ciência. Encontramos a saúde pública abandonada e órfã no fundo desse abismo. Instalou-se um derrotismo geral: "Não há nada a fazer, está tudo poluído de radiação." Todos à minha volta usam telemóveis, wifis e infindáveis aparelhómetros com wifi. Eu vou atrás e faço a mesma coisa. É o efeito rebanho - somos seres sociais. Ele usou um telemóvel e não caiu para o lado morto. Diagnóstico: apto. Todos se sentem inteligentes como o jovem do cartaz publicitário, que segura o smartphone na mão. Por favor, esforcem-se por entender que tecnologia é essa que usam diariamente. Ousem perguntar: Como funciona? Porquê?

Conhecendo um pouco a física da radiação eletromagnética, rádio, alta frequência, micro-ondas, UHF - a "radiação do telemóvel" é tudo isso - há muito que podemos fazer para proteger a saúde e nem está tudo perdido. 

Formadora: Anabela Cudell nasceu no Porto em 1956. Estudou design gráfico em Berlim, física e astronomia em Heidelberg. Formou-se em astrologia, participa na Agenda Lunar, Foice de Prata. Geriu uma quinta biológica durante 15 anos. Foi tradutora e jornalista. Ensina taichi chuan e astrologia. Site: astronomia-logia.com

Entrada livre. Contribuição sugerida: 5€
Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

No comments: