Tuesday, April 18, 2017

Oficina de Chucrute

















segunda feira 8 de maio das 20.00 às 22.30

A chucrute é o nome que damos a um condimento feito a partir de couve fermentada juntamente com muitos outros possíveis ingredientes.
O seu aparecimento deriva da necessidade de conservar um alimento abundante - a couve - numa altura em que não havia frigoríficos. Esta preservação faz-se graças à fermentação, um processamento alimentar que aumenta a qualidade nutritiva dos alimentos e cria novos sabores e texturas.

O hábito de fermentar couve acredita-se ter sido trazido da China para a Europa por Tártaros nómadas. Na China, a fermentação é uma prática constante, um condimento presente em qualquer refeição. Na Europa ela é consumida tradicionalmente em países mais frios, como França, Alemanha e vários países do leste como a Rússia e a Ucrânia. Há muitas variantes desta fermentação, que vão desde receitas cujo o único ingrediente é a couve, a complexas receitas onde gengibre e oregãos aumentam a complexidade de sabores deste condimento.

Para além de ser uma forma maravilhosa de aproveitar os excedentes deste ingrediente abundante, ela é uma fonte de microorganismos benéficos para o nosso sistema digestivo. É sustentável, saudável e delicioso!

Nesta oficina introdutória de 3h partilharemos os processos e ingredientes básicos para começarmos a explorar o mundo da fermentação. 
Para que possam levar para casa o resultado desta oficina tragam um frasco de vidro reaproveitado de mais ou menos 200 ml.

ESTRUTURA:
- Introdução: boas-vindas e apresentação
- Chucrute - introdução histórica
- Lacto-fermentação: conservação de couve outros ingredientes e seus benefícios
- Probióticos sempre à mesa – suporte do microbioma e sistema imunitário
- Enzimas, microorganismos e o microbioma humano
- Conhecer as brassicas
- Chucrute e suas variantes - kimchi, o tsukemono, sauerüben, curtido…
- Importância da alimentação biológica
- Mãos à obra
- Equipamentos na cozinha saudável
- Conclusão, degustação e balanço

Hugo Dunkel é um dos fundadores da recém nascida LOCAL, associação que se dedica a pensar o acto alimentar e a sua relação com as várias áreas da vida. Ela tem como fim promover e divulgar o conceito de comida de verdade, aquela que realmente nutre os produtores, consumidores, comunidades e a terra. Um sistema alimentar que respeite a dignidade humana, a saúde, o bem-estar animal, a justiça social e a sustentabilidade ambiental, num ciclo completo e resiliente
Designer de formação, Hugo procura na alimentação o elemento a ser trabalhado na construção de um mundo mais funcional. Com um profundo interesse em áreas da agroecologia como permacultura, agricultura biodinâmica e agrosivicultura, concluí recentemente uma formação em nutrição ortomolecular. O interesse incansável pela relação entre a alimentação, a gastronomia, a saúde e o ambiente levam-no a uma incursão pelo mundo da fermentação organizando várias oficinas sobre temáticas como kefir, kombucha, picles e chucrute.

Preço: 25€ antecipado; 30€ no dia
Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop

No comments: