Sunday, August 18, 2019

A forma do Aroma: Cerimónia de incenso com Dambi Kim (Seoul/Coreia do Sul)


































sexta feira 6 de setembro das 18.00 às 20.00

/ Workshop
Como fazer e queimar incenso Japonês

/ Formadora 
Dambi Kim debruça-se sobre várias práticas lúdicas modernas, baseadas na sabedoria tradicional, utilizando plantas e materiais naturais. Com a sua prática, procura o renascimento de uma conexão perdida entre a Natureza e o Ser Humano. Atualmente, desenvolve workshops, experimentação culinária e rituais modernos, nos quais proporciona o mínimo de distrações visuais e enfatizando todos os outros sentidos.

Fascinada pela filosofia de Sen No Rikyu, o grande mestre de wabi-cha e de Kodo Japonês, o profundo conhecimento da cultura de incenso e chá Chinesas trazem a artista Coreana Dambi Kim de Seoul a Portugal, para a realização de A Forma do Aroma. O workshop vai ser dedicado à beleza e à transigência da vida, através da sua visão plena dos rituais do chá e do incenso. Relaxe enquanto encontra a sua paz e alegria interior ao celebrar o momento, aprofundando a conexão e valorização dos sentidos.

Numa sofisticada sala de chá Japonesa, inventaram uma forma subtil de queimar incenso utilizando carvão e cinzas, que emitisse o minímo de fumo junto dos convidados. No período Heian (794-1185), a burguesia Japonesa concebeu diversas maneiras de criar aromas, através de incenso amassado e prensado. A forma de queimar estes incensos chama-se Soradaki.

Moko é outra forma de apreciar incenso, que literalmente significa “ouvir” o aroma. Ligando-nos a nós mesmos e percebendo as nossas condições físicas, mentais e espirituais, esta cerimónia meditativa é desenhada para uma apreciação plena do incenso, que basicamente é um pedaço de oud, também conhecido como madeira de agar. É uma madeira resinosa que cresce no Sudeste Asiático, com um grande significado cultural, espiritual e religioso nas civilizações ancestrais. Buda, descrevia o seu aroma como o aroma do nirvana. É uma das matérias-primas mais preciosas e caras do mundo, pois demora pelos 50 anos a desenvolver o seu aroma.

/ Programa 
Num workshop de 2 horas, vamos criar coloridos incensos prensados e amassados, a partir de ingredientes naturais como ervas medicinais, especiarias e madeiras. Também vai aprender como queimar incenso numa sala de chá Japonesa e a praticar Soradaki e Moko com utensílios específicos.

Uma oportunidade única para experiênciar os refinados aromas de incenso de qualidade e de mergulhar no maravilhoso mundo do incenso baseado no Kodo Japonês.

Data 
Sexta-Feira, 06 Setembro
18:00 - 20:00

/ Valor
50 EUR por participante

inclui: 
 * chá, doces e almofariz

Reservas:
*Inscrição e informações através do e-mail: aventurasemmovimento@sapo.pt
* Limitado à lotação do espaço
*A reserva apenas ficará completa após pagamento

Cancelamento
Caso não possa comparecer no workshop, pode encontrar um substituto, já que a sua inscrição é transmissível.

DAMBI’s tearoom
: for your peaceful experience
@dambistearoom / dambikim.com

No comments: