Saturday, October 26, 2013

Oficina de Amidos : fermentar tubérculos e cereais tornando-os alimentos mais nutritivos e digeríveis






















segunda feira 25 de novembro das 19.00 às 21.30

Com os dias mais frios e chuvosos que o Outono traz, começa a saber bem comer alimentos quentes e reconfortantes. Os vendedores de castanhas assadas começam a aparecer pela cidade, uma iguaria a que poucos resistem, mas que muitos têm dificuldade em digerir.

Os tubérculos e os cereais são, pela sua textura e doçura, mas também por serem saciantes, os alimentos a que mais associamos o sentimento de conforto e satisfação. A sua qualidade densa e seca torna-os excelentes alimentos para armazenar, mas ao mesmo tempo torna-os difíceis de digerir. Para se tornarem nutritivos necessitam da pré-digestão que acontece durante a fermentação.

A forma como consumimos estes alimentos hoje em dia ignora largamente práticas de preparação que foram usadas durante milhares de anos. Nesta oficina vamos passear pela História e perceber como vários povos processavam as suas fontes de amido, criando pratos e acompanhamentos deliciosos e nutritivos. Aprenderemos a fazer as papas de aveia como os antigos escoceses, a preparar o milho como na América do Sul e como ainda se faz nalgumas partes do nosso país. Vamos descobrir como algumas destas técnicas ainda estão presentes no nosso dia a dia sem que tantas vezes nos apercebamos.

Conteúdos:


- Introdução histórica e importância gastronómica
- Os amidos e a alimentação
- Amidos seguros
- Os antinutrientes e a saúde
- Mãos à obra
- Degustação

Formadores: Projecto Por Bem
  
Preço: 25€

Local:Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com
Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o nib: 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop

No comments: