Tuesday, May 29, 2018

Oficina da Cozinha Tradicional Turca- "4 Formas de Preparar Bulgur"



segunda feira 11 de junho das 19.30 às 22.30

A gastronomia Turca pode ser descrita como uma fusão e refinamento das cozinhas da Ásia Central, do Médio Oriente e dos Balcãs. Nunca parou de evoluir após o período do Império Otomano, convertendo-se numa harmoniosa mistura entre os sabores frescos do mediterrâneo e a panóplia de especiarias típicas do Médio Oriente.

- Mas o que é Bulgur?

Também conhecido como triguilho, pois é feito através de várias espécies de trigo, como o trigo duro e até de espelta, é muito usado na Turquia, países do Médio Oriente e Norte de África.
O bulgur é produzido a partir de diferentes tipos de espécies de trigo. Os grãos de trigo são parcialmente cozidos, depois são secos ao sol e por fim são partidos. As dimensões do grão são variáveis, assim como a sua cor. Quanto ao granulado, existe o bulgur de grão mais grosso, semelhante ao grão do arroz e o bulgur de granulado mais fino.

O Bulgur é:

*Boa fonte de fibra.
*Rico em minerais como o manganês e magnésio.
*Rico em amido e hidratos de carbono de alto valor biológico, sendo bom para desportistas.
*De digestão fácil.
*Baixo em gordura, ajudando na redução do colesterol mau.
*Possui betaína, um antioxidante poderoso capaz de prevenir até 20% das inflamações que afetam as artérias e articulações.

Gizem vem da Turquia e vai-nos ensinar como cozinhar os seus pratos Turcos favoritos, feitos principalmente com bulgur e deliciosos vegetais de época, leguminosas, ervas e especiarias.Todas as receitas são veganas, saudáveis e muito simples de fazer! Para além da parte prática, também vão ser abordados aspectos da gastronomia turca e os usos de especiarias na sua culinária.


Sobre a formadora:

Gizem Tugce nasceu em Bursa, Turquia. Estudou Estudos Anglo Americanos, é professora de Inglês e cozinheira. A arte de cozinhar é uma das suas paixões. Adora cozinhar e ensinar os seus pratos favoritos da sua terra natal. Aprendeu a fazê-lo com a sua mãe, que nasceu em Adıyaman, sudeste da Turquia. Atualmente vive no Porto e cozinha regularmente em eventos, restaurantes e oficinas de culinária no Porto.
(website: https://gizemtugceoden.wixsite.com/turquesa )


MENU
Çig Kofte (Kofte Cru)
Ekşili Kofte (Sopa de Bolinhos de Bulgur)
Sarma (Charutos de Folhas de Uva)
Kısır (Salada de Bulgur)

Preço: 20 euros antecipado / 25 euros no dia; inclui folha de receitas e degustação no final
Inscrições até dia 9 Junho
Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tel 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0056 99100155284 04 (Nome José Pedro Lima) (enviar comprovativo da transferência por email)

Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas. 
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do oficina

No comments: