Saturday, September 29, 2018

Palestra: Alimentação Ayur Veggie para crianças


segunda feira 15 de outubro das 19.15 às 20.15

- da gestação à adolescência

Nesta palestra, abordaremos a alimentação vegetariana infantil do ponto de vista Ayurvédico e terapêutico salientando a correcta nutrição desde o momento da gestação até à adolescência. Tendo em conta dosha prakruti (biótipo original) tentaremos entender a forma de o preservar minorando os efeitos de vikruti (desequilíbrio) causados por uma conduta desfavorável à nossa constituição de génese. A linguagem utilizada será simples e ao alcance de todos os que desejam entender um pouco mais sobre a alimentação sobre a perspectiva Ayurvédica trazendo à consciência a sua inerente característica de promoção de bem estar, equilíbrio e saúde nas várias fases da nossa vida.

in  Blog Yoga Life
"A palestra sobre modos de nutrição segundo Yoga e Ayurveda, trará uma abrangente abordagem à ciência da realização e da forma como conjugando estas duas ciências,
 Ayurveda - ciência cosmológica baseada na observação externa e na afinidade com o nosso universo interior, e 
Yoga - ciência de realização interna e que depende da correcta utilização deste corpo que nos suporta existencialmente, e que no entanto não nos define 
conseguimos expressar a totalidade existêncial e expressá-la durante este parco tempo de vida."

Como o olhar de Ayurveda é cosmológico, esta conjugação elementar está presente em cada singular criação, desde uma folha a uma pedra ou a um animal. Desta forma, cada alimento traz em sim uma conjugação de elementos que nos permite encontrar uma afinidade doshica entre esse e o nosso corpo ou as nossas necessidades intrínsecas, a cada instante. 
Assim a alimentação torna-se fundamental para cada um de nós em cada uma das fases da nossa vida. 
E porquê um workshop de Alimentação Ayurvédica Vegetariana para Crianças? 
Como foi dito anteriormente, desde o momento do nosso nascimento, somos bombardeados por estímulos externos que modificam aos poucos a nossa constituição de génese, e a ausência de consciência sobre a nossa constituição elementar faz com que ao longo do tempo fiquemos cada vez mais afastados e susceptíveis  à somatização de desequilíbrios. 
Assim, uma correcta consciência sobre aquilo que somos, desde o momento do nosso nascimento pode minimizar efeitos nocivos destas exposições a situações que podem contrariar a nossa natureza. 
Eu como mãe, e reconhecendo este instinto como algo universal a todos os pais, tenho a vontade de fazer o máximo que consiga não só pela minha realização pessoal mas também pelo encaminhamento à realização da minha prole. 
A forma mais fácil de o fazer é ter consciência das suas características de gênese -  Prakruti-  e tentar manter o seu equilíbrio durante todas as fases das suas vidas sobre as quais eu exerço responsabilidade  - gestação, nascimento, primeiros anos, infância e adolescência.. 


Formadora:

Luzia, praticante de yoga desde a adolescência e professora de Yoga há mais de 15 anos, passa pela Rede de Rose, Swatantrya Yoga de Edson Moreira, Hatha Yoga com Carlos Urrutia e vários workshops formativos com professores estrangeiros. É no entanto com Daniel Beça, seu companheiro que encontra o seu professor de eleição, seguindo agora os seus ensinamentos, ligados a Advaita vedanta e Hatha Yoga. Paralelamente a este percurso, que é o seu modo de vida, e após a passagem pela medicina tradicional Chinesa e algumas terapias energéticas, e ainda, com o seu background em Engenharia do ambiente, onde desenvolveu trabalho nas áreas da alimentação transgénica -conjuntamente com a plataforma Transgénicos fora do Prato - e na área da agricultura sustentável sob a tutela da Professora catedrática Margarida Silva, dedica-se a 100% ao Yoga em 2006 e faz vários cursos de Ayurveda entre Portugal e Londres, com diversas entidades entre as quais Ayurveda Pura academy e Joytinat. Yoga para mulheres e grávidas, massagem para grávidas e Shantala fazem parte da sua formação, bem como as outras terapias ayurvédicas que foi estudando. No seu percurso, a alimentação torna-se fundamental e inicia a sua formação em Herbalismo e super alimentos, aprofundando a sua visão sobre o veganismo e leccionando uma serie de workshops sobre alimentação vegetariana para crianças. Neste momento, é responsável pela gestão da Dharmadhatu e permanece em Portugal dedicada à estrutura familiar e ao projecto profissional conjunto de ambos, considerando-se a principal seguidora dos ensinamentos que Daniel traz do Oriente nas suas sucessivas e comuns viagens até à India.


Preço: 20€
Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do worksho

No comments: