Tuesday, April 27, 2010

workshop de desintoxicação

Protecção celular dos antioxidantes contra os radicais livres e tóxicos ambientais

Cada dia que passa estamos mais expostos a centenas de novas substâncias tóxicas denominadas xenobióticos (1), quer estejamos dentro ou fora de casa.
Embora a contaminação ambiental seja produzida principalmente pelos centros industriais e agrícolas (dióxido de enxofre, monóxido de carbono, dioxinas, pesticidas), não devemos esquecer que também os podemos produzir em casa por usar em excesso produtos de limpeza: lixívia, benzina, aguarrás; ou por maus hábitos na cozinha: panelas de alumínio, alimentos fritos ou tostados (benzo-alfa-pyrene, acrylamida). Estes últimos merecem uma nota à parte, devido a sua alta capacidade destrutiva. Por outro lado, temos os metais pesados como cádmio, mercúrio, alumínio e chumbo, que podem produzir danos que afectam quase todos os órgãos e sistemas do nosso organismo. Talvez de todos eles, os mais perigosos sejam o chumbo e mercúrio, devido a sua omnipresença.

Programa

Módulo 1: Metais pesados: Chumbo, mercúrio, alumínio e cádmio

Módulo 2: Outros Xenobióticos: Pesticidas, dioxinas, benzeno, hidrocarboneto poli
cíclico aromático (acrylamida e benzo alfa pyrene)

Cada módulo consta de 4 horas. Os módulos são independentes.

Datas:
Módulo 1: 15/05 das 10.00 às 14.00
Módulo 2: 20/06 das 10.00 às 14.00

Formador: Alberto Suárez Chang.
O Prof. Chang nasceu em 1953 no Perú. Em 1969, em Lima, iniciou os seus estudos sobre nutrição com o Dr. Casanova Lenti, um dos pioneiros da medicina alternativa no Perú.
Em 1977 viajou para Paris com a finalidade de estudar Indologia na Sorbonne e Historia da Medicina Da India, na Ecole Pratique des Hautes Etudes, com o Dr. G.Mazars e continuou os seus estudos na área da nutrição e das plantas medicinais.
Em 1980 viajou para a Índia, a fim de obter material de pesquisa e conhecimentos directamente dos “Vaidyas” (médicos do sistema Ayurvedico) na Banaras Hindu University. De 1981 a 1983 foi convidado a dar seminários destes temas em Lima e Belo Horizonte (Brasil). Foi também nesta altura que iniciou os seus estudos de Homeopatia. Em 1984 retornou a Cuzco para continuar as suas pesquisas sobre a plantas medicinais e em 1985 viajou novamente para a India com o propósito de continuar seus estudos das plantas de purificação (Agada) utilizadas pelos alquimistas (Rasayana).
Em 1986 continuo seus estudos de Homeopatia Clássica com S. Nedlemann em Londres e no ano seguinte com R. Lambruschini em Wiesbadem (Alemanha).
De 1987 a 1996 estabeleceu-se em Londres para pesquisar as plantas medicinais a luz das novas evidências e descobertas em varias publicações cientificas de etno- botanica e etnofarmacologia no Royal Botanical Garden of Kew, sob a orientação de Linda Fellow (Jodrell Laboratory, Dpto de fito- química) e Dr. B.M. Washwa (Dpto. De Botânica). Trabalho também na biblioteca do Wellcome Institute e do Medical Science Reference Section of British Library.
Compilou sua pesquisa num manuscrito a publicar intitulado “ Agada – Plants protecting the liver”
Em 1999 foi convidado a dar diversos seminários no Peru (Museu de Historia Natural de Lima e na faculdade de farmácia y botânica na Universidade de Cuzco).
Em 2000 foi também convidado a dar seminários sobre “Desintoxicação de Metais Pesados” em Los Angeles (Califórnia) para terapeutas de varias áreas de saúde.
Em 2004 começou a leccionar fitoterapia oriental na EAN (Escola de Altos estudos de Naturopatia) em Lisboa e também seminários de nutrição.
Desde 2006 encontra-se em Aveiro onde é terapeuta de nutrição, homeopatia e fitoterapia.

Preço: €25/ módulo
Local:Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o nib: 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop

2 comments:

Anonymous said...

Um workshop com uma enorme importância como é este, deveria decorrer também num horário pós-laboral! Pensem na sugestão.
Cumprimenta
Paulo Moreira

quintal said...

olá!

o módulo 1 teve que ser num sábado que é um dia em que muita gente está livre, mas claro que também há muitas pessoas que trabalham.
o módulo 2 foi adiado para dia 20 de junho, que é um domingo.

obrigada pela sugestão!